Tema: Esperançar

O Departamento de Educação realiza anualmente, desde 2006, o Concurso Literário no mês de Outubro como parte do Planejamento Institucional e das Comemorações do Aniversário da Instituição.

Em um contexto social desafiador as crianças, as/os adolescentes, suas famílias foram convidadas a se reinventarem para que fosse realizada a primeira Exposição Literária Virtual, cujas produções serão apresentadas no decorrer dessa postagem.

A exposição teve como tema “Esperançar” e contou com a participação de toda comunidade Institucional da Casa de Ismael, que é composta pelas crianças, adolescentes, famílias das crianças/adolescentes atendidas/os e funcionárias/os da Instituição.

O intuito do evento foi promover oportunidades para o desenvolvimento e exercício da criação literária, divulgação das produções artísticas como forma de reconhecimento, valorização de talentos e aptidões artísticas, além de promover um intercâmbio cultural entre as crianças, adolescentes, famílias e profissionais dos diferentes serviços da Casa de Ismael, dando assim visibilidade a temas de relevância cultural e social.

Como parte do projeto também foi realizada uma exposição física para a comunidade Institucional que compôs a programação do aniversário da Casa de Ismael.

Conforme regulamento do projeto, além das produções inscritas nas categorias desenhos e poemas, foram inscritas também músicas e danças, que foram apresentados na Live realizada em 27 de Outubro de 2020, que você pode assistir logo abaixo:

O tema da exposição desse ano ancorou-se em Paulo Freire que nos propõe:

[...] esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…Esperançar é não desistir e ter fé na vida (FREIRE).

Acompanhe às Redes Sociais da Casel:

Instagram: https://www.instagram.com/casadeismaeldf/

Facebook: https://m.facebook.com/casadeismaeldf